Melhores Práticas na Vinha

Ter abordagens inovadoras que levem à conservação de recursos naturais e biodiversidade, contribuindo para a adaptação às alterações climáticas, gerando oportunidades de crescimento e valorização da vinha, e promovendo a manutenção de bens públicos (qualidade da água, ar e solo, conservação da biodiversidade).

Biodiversidade
Vantagens do enrelvamento
Nas últimas décadas, a aplicação intensiva de herbicidas levou a uma deficiente gestão dos solos com resultados negativos tanto na saúde humana como no ambiente.
Biodiversidade
Conservação de habitats e áreas de rede natura ou semelhantes
A agricultura pode desempenhar um papel fulcral na manutenção e promoção da biodiversidade havendo igualmente potencial para beneficiar da existência dessa biodiversidade.
Energias Alternativas
Promoção no recurso ao fotovoltaico e solar térmico
Segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), Portugal fechou o ano de 2019 com o dobro da energia fotovoltaica que tinha produzido há 5 anos.
Comunidade
Comunicação com "vizinhos" e relações com a comunidade local
A comunicação com os vizinhos e com a comunidade local é importante para promover a compreensão sobre as operações dos nossos membros e da indústria vitivinícola do Alentejo no seu todo.
Resíduos
Compostagem e Economia Circular
Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Comunidade
Consciência dos efeitos potenciais de "vizinhança" e assuntos da comunidade local
É importante compreender que tipos de questões relacionadas com a vinha e / ou adega dos nossos membros são mais relevantes para vizinhos e comunidade.
Resíduos
Condições Essenciais para uma Boa Compostagem
Arejamento, humidade, temperatura, matéria orgânica inicial e local de compostagem
Biodiversidade
Serviços dos ecossistemas
Às vezes chamados de "serviços ambientais" ou "serviços ecológicos" são os benefícios que as pessoas e as economias obtêm dos ecossistemas.
Comunidade
Contributos / Relações para / com a comunidade local, e outras organizações
Atividades filantrópicas e potenciais beneficiários de atividades filantrópicas.
Resíduos
Controlo
Cobrir a pilha com (palhas, terra, materiais porosos, plástico perfurado…) para evitar a penetração da chuva (percolação), a dissipação de calor e a perda de humidade (dessecação)