OP
OperadorA certificação de produção sustentável de vinho é a garantia de uma avaliação independente por uma terceira parte, credenciada pelo Sistema De Qualidade Português, das boas práticas de sustentabilidade que constituem uma fonte importante de informação para avaliar, garantir e melhorar as condições ambientais e sócio -económicas da indústria.
O caminho da certificação permite uma maior compreensão sobre essas práticas de sustentabilidade, na medida em que exige um conjunto de evidências que facilitam o:
O esquema de certificação do PSVA foca-se em 4 pilares globais:
O modelo do sistema de reconhecimento da qualidade do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, (PSVA), é um referencial que se baseia nos requisitos definidos nos 18 capítulos desenvolvidos no programa e na estrutura internacional das normas ISO, que constitui um standard internacionalmente reconhecido.
O Modelo de Certificação seguido por este referencial, assenta num conjunto de pressupostos que têm que estar cumpridos de modo prévio à candidatura à Certificação PSVA.
Será apenas quando o membro do PSVA atingir a Categoria Final de Desenvolvido nos 18 Capítulos do PSVA que se procederá a uma validação de terceira parte e a um reconhecimento do sistema em sustentabilidade para o processo produtivo do membro PSVA em causa.
Após submissão da Autoavaliação, por forma a garantir a credibilidade do projeto, todos os resultados das autoavaliações de cada membro do PSVA serão sujeitas a uma verificação interna por parte da CVRA.
A Categoria Geral de Sustentabilidade será estabelecida após a conclusão da autoavaliação para os 18 capítulos disponíveis.
Percentagem Mínima de Transição para a Categoria Geral de Sustentabilidade do PSVA
O objetivo final para cada membro do PSVA será o de trabalhar a sua própria melhoria continua com o intuito de se situar eventualmente na Categoria Geral de Sustentabilidade de Desenvolvido.
O membro do PSVA poder-se-á candidatar a certificar o programa implementado na sua organização, por uma entidade certificadora independente, que cumpra com os requisitos estabelecidos pela CVRA.
Os requisitos serão aplicados aos três tipos de Programa existentes, adequados aos três sectores: Viticultura, Adega, ou Viticultura & Adega.
O Programa tem um Conjunto de 11 Capítulos de Intervenção Primária, e outro conjunto de 7 Capítulos de Intervenção Secundária.
A CVRA desenvolveu o referencial normativo “Especificação Técnica PSVA”, que define as condições necessárias à avaliação da implementação do PSVA no sistema de gestão das organizações dos agentes económicos membros do PSVA, para que os mesmos possam obter a certificação segundo o referencial de produção sustentável (Certificação PSVA).
O referencial normativo “Especificação Técnica PSVA”, propriedade da CVRA, beneficiou, no seu desenvolvimento, da colaboração das quatro Entidades Certificadoras (EC). As quatro EC, entidades acreditadas pelo IPAC- Instituto Português de Acreditação pela Norma ISO/IEC 17021 para a certificação Sistemas de Gestão, são:
Esquema Representativo da Certificação
OP
OperadorSolicita proposta
OC
Organismos CertificadoresEnvia Proposta
Aceita Proposta
OC
Organismos CertificadoresOP
OperadorEnvia Contrato (validade de 5 anos)
Devolve Contrato assinado
Contacta para marcação de inspecção
OP
OperadorComunica novo operador
GT
GestorConfirma a data
OC
Organismos CertificadoresRealiza a inspecção anual e entrega relatório resumo
OP
OperadorSe com não conformides envia AC até 30 dias
Sem não conformides termina acção
Revisão e decisão
GT
GestorRA
Relatório de auditoriaPara mais informações sobre o sistema de Certificação PSVA por favor contatar o departamento de Sustentabilidade da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.