Ao analisar a prevenção de resíduos é fundamental determinar a eficácia do processo produtivo. Isto proporciona uma compreensão mais clara sobre as causas da geração e eliminação desnecessária de resíduos. Estudar opções possíveis de reciclagem e de reutilização antes de chegar ao aterro sanitário é fundamental quando o objetivo é minimizar a criação de resíduos.
Uma vez que os resíduos são um sinal de recursos não utilizados, é muito importante identificar em que parte do processo de produção é que estes ocorrem, qual o motivo pelo qual estes são gerados e quais os volumes criados em cada etapa do processo.
Para essa identificação geralmente recorre-se a uma auditoria de resíduos, a qual olha para:
A implementação de uma estratégia de gestão ambiental com o auxílio de indicadores de desempenho ambiental podem ajudar a identificar pontos de otimização e de comparação, tais como resíduos produzidos por departamento ou por unidade produzida. Se houver lugar à implementação de um sistema de gestão ambiental, este deverá incluir também um manual dos fornecedores que indique claramente quais as melhores práticas sobre:
Sugestões de práticas operacionais para redução de resíduos gerados na linha de produção: